Sobre o projeto

O projeto Oportunidades para Todas: Empoderando Meninas e Mulheres em Ciência e Tecnologia, aprovado pelo CNPq através da Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023, tem como objetivo desenvolver habilidades práticas e adquirir conhecimento em ciência e tecnologia, absorvendo informações e experiências inspiradoras de profissionais bem-sucedidas na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), para melhor preparação para futuras carreiras nesse campo. Através de participação ativa em grupos de discussão; Realização de seminários; Participação como ouvintes em oficinas, palestras e visitas técnicas; Desenvolvimento de estudos e pesquisa sobre temas relacionados; Elaboração de conteúdo para a divulgação do projeto nas redes sociais. 

 

💪✨ Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nossas alunas  prepararam um vídeo especial para destacar a importância das mulheres na ciência e na sociedade. 🌍🔬✨ Neste 8 de março, reconhecemos e valorizamos o talento e a dedicação das mulheres que fazem a diferença em nossas vidas e no mundo da pesquisa. Juntas, inspiramos futuras gerações a alcançarem seus sonhos e a construírem um futuro mais inclusivo e igualitário. 💜🎥 #DiaInternacionalDaMulher #MulheresNaCiência #Inspiração #IgualdadeDeGênero #CNPq #MMulheres #MCTI

Nossas pesquisadoras de Iniciação Científica Júnior (ICJ)

Clara, 16 anos, é aluna do 2º ano do Centro de Excelência Dom Luciano José C. Duarte e uma entusiasta da pesquisa e do aprendizado.

Desde o início do ensino médio, tem se dedicado a diversas atividades acadêmicas, participando do programa de incentivo à pesquisa júnior com o tema inicial “Produção de Hidrogênio”. Seu envolvimento e esforço a levaram a apresentar três trabalhos sobre educação no Conedu 2024, realizado no Ceará.

Além disso, participou da Olimpíada de Foguetes, da Olimpíada Sergipana de Química e da Olimpíada Brasileira de História. Inspirada pelo grupo de pesquisa da escola, apresentou uma Pilha de Daniell (Cobre-Zinco) no Congresso Científico do colégio e continua aplicando os conhecimentos adquiridos no projeto.

Durante 2024, também atuou como monitora, auxiliando colegas no aprendizado de Química, Física, Matemética e Filosofia, reforçando seu compromisso com a educação e a ciência.

Samara é estudante do 2º ano A do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte e uma entusiasta da pesquisa científica. Atualmente, faz parte da Alpha Nebulosa, além de ser bolsista no programa “Oportunidade para todas” e voluntária na projeto “Ciência Dinâmica”. Seu envolvimento com a pesquisa é notável, integrando cinco grupos de estudo na escola: Moda e Cidade, Produção de Perfumes, Tintas à Base da Flora, Sínteses de Sais Complexos e Ad Astra. Dentro desses grupos, atua como líder em Sínteses de Sais Complexos e vice-líder em Tintas à Base da Flora.

Seu compromisso com a ciência já a levou a apresentar pesquisas no X Congresso Nacional de Educação, e apresentar um minicurso de Sínteses de Sais Complexos no próprio Colégio Dom Luciano. Ao longo de sua trajetória acadêmica, Samara tem se destacado em diversas olimpíadas e eventos científicos, incluindo:Congresso Científico do Dom Luciano (Feira Científica),27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA),18ª Mostra Brasileira de Foguetes (OBA),16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB),Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEG),Olimpíada Nacional de Ciências (ONC),Olimpíada Dom Luciano de Foguetes (ODLFOG),Olimpíada Bilíngue (OBLI),Olimpíada Conectando Línguas às Outras Ciências e Olimpíada Estadual em História de Sergipe

Luiza é estudante do 2º ano do Ensino Médio , monitora de Língua Portuguesa e participante do CIENART . Apaixonado pela ciência e tecnologia, está envolvido em equipes de robótica, como a FLL , e atua como bolsista de iniciação científica pela UFS .

No ambiente escolar, integra diversos projetos acadêmicos e é capitão de uma equipe de foguetes , competindo em eventos como o MobFog . Seu desempenho em competições científicas já rendeu medalhas nas Olimpíadas do Conhecimento , incluindo a OBA , além de menções honrosas na ONC . Pelo segundo ano consecutivo, participe do Technovation , reforçando seu compromisso com a inovação e o aprendizado.

Desde pequena, Luisa é movida pela curiosidade e pelo desejo de aprender. Além de suas conquistas acadêmicas, dedica-se a incentivar outras meninas a seguirem carreiras na ciência, mostrando que elas podem ocupar qualquer espaço que desejarem. Como líder e participante ativo em diversas iniciativas científicas, busca não apenas expandir seu próprio conhecimento, mas também inspirar e apoiar futuros cientistas a acreditarem no próprio potencial.

Suzane, 15 anos, é aluna do 2º ano do Ensino Médio Integral e sempre teve grande interesse pela área de Exatas, especialmente na resolução de cálculos.

Sua dedicação aos estudos a levou a conquistar a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a atuar como monitora de Matemática, auxiliando outros alunos no aprendizado da disciplina.

Apaixonada pelo conhecimento, Suzane busca constantemente desafios acadêmicos, participando de olimpíadas e projetos que contribuam para seu desenvolvimento e aprimoramento.

Liviny Benslan  é estudante do 3º ano do Ensino Médio no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte.

Apaixonado por desafios acadêmicos, gosta de participar de olimpíadas , acumulando certificações ao longo de sua trajetória. Dentre suas experiências, destaca-se sua participação na ODLFOG , que é hoje uma das mais marcantes.

Seu interesse pela área de Ciências da Natureza levou a integrar um grupo de pesquisa em Botânica , onde encontrou sua verdadeira vocação e tomou a decisão de seguir carreira em Biologia .

Beatriz Ferreira, 16 anos, é aluna do 1º ano do Centro de Excelência Dom Luciano José C. Duarte.

Ela é uma estudante dedicada que valoriza o aprendizado. Participa ativamente do grupo de pesquisa da escola, além de envolver-se nas disciplinas de ciências e história. Beatriz também demonstra seu interesse nas olimpíadas de História e Geopolítica.

 

Seus objetivos incluem continuar aprimorando seus conhecimentos e habilidades, visando crescimento pessoal e contribuir de maneira positiva para o mundo.