A Feira Científica de Sergipe (CIENART) é um marco anual no calendário acadêmico e científico do estado, reunindo cerca de 5000 pessoas no espaço da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Este evento, que ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em outubro, é organizado pela Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). Mais do que uma feira, a CIENART promove a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes, além de oferecer atividades preparatórias ao longo do ano, como minicursos e palestras.
Neste cenário de inovação e aprendizado, os alunos bolsistas PIBICJr/FAPITEC/SEDUC do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte (CEDLJCD) brilharam com a apresentação do projeto “Ciência Dinâmica”. Sob a supervisão da professora Michelle Silveira Vilanova Costa, o projeto teve início em 2021, com o desenvolvimento do aplicativo “Física Lúdica”, que visava aproximar os estudantes da disciplina durante os desafios da pandemia. Em 2024, o aplicativo foi reformulado e expandido, tornando-se interdisciplinar e abrangendo práticas experimentais de Física, Química e Biologia.
Os estudantes Danilo Augusto Andrade Lima Barros e Danilo Ferreira Rocha, ambos do 2º ano do Ensino Médio e Eduarda Santos Almeida, do 3º ano desempenharam papéis fundamentais no projeto. Eles não apenas reestruturaram o aplicativo – agora chamado “Ciência Dinâmica” –, mas também promoveram atividades experimentais com colegas de sala, em uma tentativa de suprir a lacuna deixada pela redução da carga horária das disciplinas de Ciências da Natureza e pela extinção da disciplina de Prática Experimental após a implementação do Novo Ensino Médio.
O destaque do trabalho apresentado na CIENART foi a abordagem interdisciplinar e acessível, com práticas de baixo custo que incentivam o aprendizado significativo. Como reconhecimento pelo esforço e inovação, os alunos Danilo Augusto e Danilo Ferreira foram premiados com a participação na edição 2024 da Maratona de Inovação para o Bem (MIB). Este evento proporciona uma experiência única aos participantes, conectando-os a profissionais de renome mundial, como engenheiros da NASA, Google e MIT, além de especialistas em startups e educação. Durante a maratona, os alunos desenvolvem soluções para causas sociais utilizando tecnologia, design e empreendedorismo.
A participação dos alunos do CEDLJCD na CIENART é um exemplo do impacto positivo que projetos educacionais inovadores podem ter na formação acadêmica e na trajetória pessoal dos estudantes. A conquista reflete não apenas o talento e a dedicação dos alunos, mas também o compromisso da equipe pedagógica em promover a ciência e a tecnologia como ferramentas de transformação social.
É com grande entusiasmo que aguardamos os próximos passos desses jovens cientistas, que estão, sem dúvida, deixando sua marca na história da ciência em Sergipe e no Brasil!